As catacumbas romanas: o limite é o infinito!

As catacumbas romanas: local onde os primeiros cristãos foram enterrados e onde estes se reuniam secretamente para fazer as celebrações. É sem dúvida um dos locais mais impressionantes que conhecemos.

Visitamos a catacumba São Calixto, que não fica no centro de Roma, fica distante um pouco mais de 6 km de Termini (região central). Não tem ônibus direto, foi preciso pegar dois ônibus para chegar ao local, a  outra alternativa seria andar o trecho do primeiro ônibus a pé.

304180_193362527404549_453843011_n
Com a amiga Juliana Fernandes. Que dia maravilhoso!

As catacumbas são galerias subterrâneas onde os primeiros cristãos foram enterrados. e onde também se reuniam para os momentos de oração. É claro que os romanos sabiam da existência dessas galerias. Era permitido aos cristãos enterrar os mortos, mas não realizar os cultos. Só que era ali, bem debaixo do nariz dos romanos que os cristãos se reuniam. Foi ali que muitos foram presos e que vários foram mortos por seguir a Cristo.

Que vontade de gritar, correr, pular e chorar dentro das catacumbas. É muito louco sentir que teve gente arriscando a própria vida por aquilo que acreditava, que tinha convicção. E nós?! Quantos medos bobos?! Quantos vezes nos encolhemos por tão pouco? Quantas vezes temos medo de nos posicionar? Por que temer em falar daquilo que nos faz bem? Por que se omitir em falar daquilo que dá sentido as nossas vidas?

Nas catacumbas aprendemos a vencer o medo de assumir as nossas convicções. A visita é um repensar sobre a própria vida, é soltar as correntes que nos prendem. É ter a certeza de que devemos sempre fazer o bem, por mais difícil que isso possa parecer aos nossos olhos humanos.

Não deixemos nossos sonhos paralisados. O limite de quem crê é o infinito!

298186_193362580737877_89104875_n
Com Juliana Fernandes. Alegria!