Capitólio: Mar de Minas

A região chamada “Mar de Minas” tem atraído um número maior de turistas nos últimos tempos. O Lago Artificial de Furnas, banha várias cidades do local. A hidrelétrica que deu origem ao lago teve a construção iniciada  em 1958,  porém a intensa movimentação turística é mais recente.

Nada no Capitólio fica muito perto e para falar verdade quase nada é perto da cidade do Capitólio. A maioria dos atrativos ficam as margens da Rodovia MG 050 e são acessados por estradas de terra. O atrativos mais famosos ficam localizados perto da divisa Capitólio/São José da Barra.

Dentre os vários atrativos, seguem os 7 melhores na nossa opinião:

1- Passeio pelo Lago de Furnas.  Pode ser feito de Chalana ou de lancha. Saem da ponte do Rio Turvo.

dsc01959

2- Mirante dos Cânions.

É a vista do cartão portal do Capitólio. E ao contrário do que muitos pensam, não é preciso uma longa caminhada para chegar lá, fica quase que as margens da rodovia MG 050 (bem perto da divisa com São José da Barra). Dica: chegue cedo para conseguir com facilidade uma boa foto.

dsc01731

3- Cachoeira dicadinha

Bem ali, ao lado do mirante.

dsc01773

4- Trilha do Sol

Pertence a uma pousada e fica perto da Ponte do Rio Turvo. A estrada de terra do acesso é curta e boa. A vista do lago de Furnas é maravilhosa. Pagamos 40 reais (aceitam cartão). É uma trilha em circuito com 3 cachoeiras.  Belas e tranquilas. Convidativas para o banho.

dsc01838

5- Paraíso Perdido (Ainda bem que o encontraram…)

O acesso é depois da entrada para Furnas (de quem vem do Capitólio). A estrada de terra é cerca de 5km. A trilha é feita subindo pela lateral do rio, nas pedras. Pagamos 35 reais.  O local tem um camping. Possui restaurante. Não aceitam cartão, pois o sinal é ruim lá.

dsc02118

6- Mirante de Furnas

Belo para fotos. Localizado no município de São José da Barra, o acesso se dá pela MG 050 por uma estrada asfaltada. Vale ressaltar que são dois os mirantes. Um de cada lado da barragem.

dsc01686

7- Cachoeira do Lago Azul

Pode ser acessada pela MG 050 ou pelo lago de furnas. É uma das paradas dos passeios de lancha e chalana. Por ser uma área particular, cobram o acesso. Para quem  vai pelo lago, o acesso custa 10 reais e deve ser pago em dinheiro.

SUNP0144.JPG
A data da foto está errada. Foi turada em janeiro de 2017.

Onde Ficar

Camping Quebra Anzol

Acesso pelo mirante de furnas. Banheiros amplos. Iluminação e tomadas.

Casa da Brenda

Fica em São José da Barra, em Furnas. Fomos os primeiros hospedes e hoje o cantinho super aconchegante está escrito no Airbnb.

Onde comer

Restaurante do Turvo

Pratos muito bem servidos. Localizado na ponte do Rio Turvo, de onde saem os passeios de barco.

Scarpas Bier Haus

No centro de Capitólio. Bons petiscos e boa cerveja local: a Scarpas.

O que levar:

Um queijo do chalé. Saindo do centro de Capitólio e pegando a MG 050 sentido Belo Horizonte (fica na pista sentido Capitólio).

E você? Já foi para o Capitólio? Tem alguma dica? Comenta aí.