Ilha Comprida: que lugar é esse?

Uma ilha, um município brasileiro. Uma faixa de terra entre um rio e o mar. Com dois acessos: um ao norte por uma ponte, outro ao sul, acessível apenas com a maré baixa, pois é necessário percorrer  quilômetros de areia e atravessar o carro de balsa. Um santuário natural, 192,09 km² e aproximadamente 10 mil habitantes. Dunas, estradas de terras e areias, aves, vida marinha, bolachas da praia (patas de cavalo)… Onde fica? Sul do estado de São Paulo, há apenas 225 km da capital paulista.

Não fazíamos ideia que esta cidade existia no mapa. Um dia deu vontade, pegamos o carro no Rio de Janeiro e saímos descendo o litoral. Nas cidades litorâneas de São Paulo, quando perguntávamos sobre  o último município muitos nos respondiam que era Peruíbe, depois teríamos que subir a serra. Sim. Depois de Peruíbe tem que subir a serra, mas essa não é a última cidade do litoral paulista. É preciso sair do litoral e voltar para o litoral. Há um trecho sem praias e sem acessos. De Peruíbe para Ilha Comprida são 124 km. E que surpresa foi conhecer esse local.

DSC00962

Sinceramente não esperavamos no litoral paulista um local como esse. Já haviamos percorrido todo o litoral do Estado de São Paulo até ali, encontramos belas praias, ilhas  maravilhosas, mas nenhum desses locais era que nem ilha comprida. Ilha comprida tem estrada de terra, tem estrada na areia. Tem duna, tem tranquilidade, tem vida marinha.

Um fato interessante é que várias pousadas da ilha oferecem apartamentos com cozinha, para a galera ir levar tudo e relaxar.  Quase todas as pousadas são na beira da praia e as que não são na beira são bem próximas a praia. O nome do local não é aleatório, é uma ilha comprida e proporcionalmente estreita, ou seja quase tudo está perto da praias.

O lugar é encantador, tão encantador que tem gringo que resolveu ficar por lá. Ele é um ex-fuzileiro naval da marinha nos EUA casado com uma brasileira e que fundaram em Ilha comprida uma Hanburgueria Gourmet, a Casa Porto Velho. Tem como ficar melhor? A ilha já é um paraíso e ainda tem uma boa hamburgueria.

Ir a Ilha Comprida é um deixar-se surpreender pelo o inesperado.

DSC00918

Quando ir?

Quando der aquela vontade.

Onde comer?

Casa Porto Velho

http://www.casaportovelho.com.br/#up

O que fazer?

Permita-se explorar a região sem preocupações.