Voando de balão no Brasil.

Depois da atração extremamente concorrida do Balão da Skol nas olimpíadas, decidimos fazer esse post sobre voos de balão e contar que é possível voar de balão, não apenas no exterior, mas também no Brasil.

A ideia do balão no Boulevard Olímpico foi maravilhosa. Favoreceu a visão da cidade com aquela visada mágica de balão que permite a mirada de 360 graus, porém sem a liberdade que se experimenta em um voo de balão, já que a atração tratava-se de uma especie de um elevador panorâmico em formato de balão e não de um balão de verdade.

O balão, da mesma forma que o avião e o helicóptero, é uma aeronave. Precisa ter a sua matrícula  registrada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além da necessidade do piloto possuir uma licença específica para a prática de balonismo.

Voar de balão, diferentemente do que muitos pensam, é seguro. A Federation Aeronautique Internacionale (FAI) considera o balonismo como o desporto aéreo mais seguro, uma vez que tem indices de acidentes próximo a zero. Um balão não cai inesperadamente, ele apenas pode perder lentamente a altitude.

Uma curiosidade é que a primeira experiência com um balão de ar quente foi feita por Bartolomeu de Gusmão em 1709, um  padre nascido em terras brasileiras que apresentou seu invento em Portugal. O talento brasileiro de ganhar os ares não começou com Santos Dumont, vem de bem antes.

Os locais mais adequados para voar de balão são aqueles com ventos fracos a moderados. Nas regiões sudeste e sul do Brasil o período ideal para voar de balão é no inverno entre 6h e 9h e das 16h até o pôr do sol.

No Brasil são realizadas competições de balonismos e voos turísticos em diversas localidades. São Lourenço(MG, Boituva(SP), Piracicaba(SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP) e Torres (RS) realizam voos turísticos com frequência.   Há também destinos no exterior famosos pelos voos de balão como Capadócia (Turquia), Luxor (Egito), Masai Mara (Quênia), Albuquerque (EUA) e Gstaad (Suíça).

Voar de balão é calmo, tranquilo, relaxante e contemplativo. O gostoso é que o balão sobe e desce lentamente. É possível sentir o vento, não é barulhento e proporciona uma visão de 360 graus. Não há janelas, não há interferências, todos os ângulos podem ser contemplados.

Sem dúvidas contemplar as montanhas com a serenidade do voo de balão é uma experiência única. Um voo que transmite paz.

Quer voar de balão e viver essa experiência? Entre em contato através do e-mail contato@flatbalonismo.com.br ou fbemgbalonismo@gmail.com.

Agradecemos ao amigo Flamarion pelas informações fornecidas para a elaboração do texto.

Permita-se comtemplar o mundo dos ares! Bom voo de balão!