Para além dos lençóis maranhenses: um passeio pelo rio preguiça

Para muitos, quando se pensa no Maranhão rapidamente é associado aos Lençóis. O Maranhão tem muito mais do que os Lençóis para se conhecer. É um estado relativamente grande e cheios de encantos diferentes. Porém os encantos do Maranhão deixaremos para contar em outro momento, falaremos aqui do que nos tocou na região Lençóis.

Uma das principais portas de acesso, ou melhor, uma das bem movimentadas para os Lençóis Maranhenses é pela cidade de Barreirinhas. Não há dúvidas de que o local é incrível e contemplativo, uma imensidão sem fim de areias.  O que queremos contar aqui é que esse cenário belo e tão badalado da região não é o único que você pode ver nas andanças pelos Lençóis.

Ali, na cidade de Barreirinha, são realizados passeios de barco pelo Rio Preguiça. Feitos em um tipo de embarcação simples com motor, conhecida na região pelo nome de voadeiras, o passeio é agradável e permiti contemplar cenários diversos . O curso de rio corta parte dos lençóis, tem parada para banho, passagem por igarapés e comunidades ribeirinhas.

Na primeira parada em Vassouras, vimos os macacos pegando os cocos que as pessoas bebiam a água e deixavam largados em qualquer lugar. Eles colocavam a pata dentro e retiravam o coco.

Na parada realizada em Mandacaru, depois de subir muitas escadas com disposição, contemplamos um vista maravilhosa.

384457_229192653821536_204443608_n

Já em Caburé, onde um lado é rio outro é mar, é possível tomar banho de mar e depois voltar para o rio para tirar o sal.

O passeio pelo Rio Preguiça deixou recordações positivas, foi uma boa experiência. Uma surpresa maravilhosa, algo inesperado no roteiro. Nada como sentir aquele vento em um passeio de barco com um cenário daqueles de suspirar.

399585_229191197155015_2050100161_n

E você? Conhece os Lençóis Maranhenses? Já andou de voadora no Rio Preguiça? Conta aí para gente.