Pinturas rupestres em São João Del Rei -MG.

Hoje queremos compartilhar uma experiência interessante, trata-se de vestígios bens antigos de nossos acentrais: as pinturas rupestres.

Tivemos a oportunidade de conhecer algumas dessas pinturas na Serra do Lenheiro, em São João Del Rei, uma das cidades históricas de Minas Gerais . A famosa cidade mineira ganhou sua fama com os turistas por conta do Patrimônio Cultural, um belo conjunto arquitetônico que retrata o auge da cidade no período da mineração. O que poucos sabem é que em São João Del Rei tem vestígios bem anterioriores ao do período colonial.

dsc04753

A Serra do Lenheiro, onde se encontram as pinturas rupestres, é um local usado pelo Exército Brasileiro para treinamento, não um parque ambiental. Não há sinalização de onde estão as pinturas nem de onde começa a trilha. A estrada de acesso a trilha conta com partes íngremes com chão de terra. Conclusão: é recomendado ir com alguém que conheça o local. 

A caminhada é curta e em subida, mas não é difícil. Pode-se levar crianças. O local é tranquilo, poucas pessoas que visitam São João Del Rei vão até lá. A vista é maravilhosa, o lugar é incrível,  o passeio vai além de apenas contemplar as pinturas rupestres, mas contemplar as belezas da serra também, o contorno das montanhas, o sol e as aves.

O local onde hoje se encontram as pinturas na Serra do Lenheiro foi, no passado, uma caverna, sendo hoje a encosta de uma montanha. Logo após ver as pinturas, é possível acessar uma pedra extremamente convidativa para admirar a paisagem da região.

Normalmente, as pinturas rupestres retratam cenas cotidianas, com enfoque para a caça, quase sempre mostrando animais comuns que eram caçados pelos seres humanos da época. Também podemos visualizar marcações de tempo e de períodos de chuva.

O interessante da experiência foi ver de perto as marcas, fora de filmes e livros. Foi mergulhar em universo desconhecido e tão nosso, tão humano que nos permite compreender o sentido das pinturas estando a anos de distância.


A Serra do Lenheiro também é frequentada por amantes da prática da escalada. É importante lembrar que é uma área de treinamento militar, sendo necessária  autorização com o 11º Batalhão de São João del Rei para a prática da atividade. 

Quem  leva para conhecer as pinturas rupestres? Fomos com a  Uai Trip. Eles levam tanto de São João Del Rei como de Tiradentes, atendimento muito bom.  http://www.uaitrip.com.br/

Onde ficar? Em São João Del Rei recomendamos a Pousada Rotunda.  www.pousadarotunda.com.br

Outros locais com pinturas rupestres no Brasil:

-Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí); 

– Parque Nacional Sete Cidades (Piauí);

– Cariris Velhos (Paraíba);

– Lagoa Santa (Minas Gerais);

– Rondonópolis (Mato Grosso); e

– Peruaçu (Minas Gerais).

Há vários destinos brasileiros que permitem viver essa experiência. É só escolher e preparar as malas.