Restaurante do Quilombo, Paraty: o melhor sabor!

Que comida, que lugar! Perfeito, o espaço nos surpreendeu muito. O Restaurante do Quilombo Campinho localiza-se perto do próprio quilombo, na BR 101 no sentido Paraty-Ubatuba, um pouco antes da entrada para Trindade você verá uma placa discreta do lado direito indicando o restaurante. Vire ali, faça a curva, suba a pequena ladeira, você também se surpreenderá com o que vai encontrar. A entrada para o restaurante, de quem vem do Rio de Janeiro, fica um pouco antes da entrada para quem vai visitar o Quilombo, onde é possível comprar o artesanato da comunidade.

É interessante contar o que é o restaurante do Quilombo. Ele não tem um dono que lucra com tudo, ele é um empreendimento comunitário auto gerido. O local é regido pelos princípios da chamada Economia Solidária. O restaurante gera trabalho e renda, além de contribuir para a produção agro ecológica. Os produtos que chegam a mesa são produzidos pela propria comunidade do quilombo ou trazidos pelo pescadores das comunidades caíçaras da região. Tudo feito de froma sustentável, nada industrualizado, tudo fresquinho e feito solidariamente por todos da comunidade que se envolvem no trabalho. Imagina só o sabor que isso dá no final?

O local é simples.  Um espaço  em meio a mata atlântica. Apesar do acesso ser a margem da rodovia, o local é extremamente calmo e tranquilo, sem barulho. Mesas com toalhas coloridas, cozinha completamente aberta e limpíssima.  E o atendimento? O povo vestido super a vontade e com uma simpatia incrível. Sorriso no rosto e uma recepção fora do comum. Sensação de se sentir acolhido em casa.

DSC00145

Agora uma das partes mais importantes… O sabor. Tudo é muito bom: prato principal, suco e sobremesa. O peixe delicioso, o tutu de feijoada maravilhoso, lambendo os lábios aqui só de lembrar. Os pratos são bem servidos. Só tem uma questão: não aceitam cartão.  Há dificuldade de sinal no local para realizar a operação. O restaurante não é caro, tem uns preços bem acessíveis.

DSC00143

Inaugurado em 2007, o Restaurante do Quilombo foi premiado no mesmo ano pelo Guia Comer e Beber.  O local possuí muitos outros prêmios, como o garfo de ouro, além de ter certifico de excelência pelo TripAdvisor. Comprova que bom atendimento e qualidade não estão associadas a luxo e “frescuras”

O restaurante do Quilombo deixa claro que comida se faz com amor, gente se trata com alegria e que as melhores coisas são feitas em conjunto e com muita parceria.

Você conhece o Restaurante do Quilombo? Quer ir lá provar? Compartilha a experiência aqui com gente.