Valle Nevado – Chile: programando a brincadeira na neve.

Inverno chegando e é hora de pegar o casaco e falar daquilo que nós cariocas não temos por aqui: neve.  Afinal nem frio temos direito, quem dirá neve.  Falaremos hoje aqui da nossa experiência no Valle Nevado, perto de Santiago, capital chilena. Fato é que assim como nós, muitos brasileiros vão para Santiago no inverno querendo ver neve  pela primeira vez e optam por uma visita ao Valle Nevado.  Muitos desses, assim como nós,  não possuem muita afinidade com essa massa gelada e estranha chamada neve.

Falaremos aqui um pouco de algumas coisas que não nos contaram e nós descobrimos ao longo das nossas andanças por lá. São colocações sobre o local para ajudar você programar a sua viagem para o Valle Nevado (seja você intimo ou não da neve…).

O Valle Nevado é uma das estações de esqui mais famosa do Chile. Mesmo que você tenha ou não a intenção de esquiar, vale a visita para curtir o espaço. A estação conta com uma ótima estrutura para passar um dia ou vários. Lá você também pode contemplar a paisagem e fazer aquele tão sonhado boneco de neve.

Vamos lá: ao  Valle Nevado…

Primeiro: onde fica?

O Valle Nevado fica a 62 km de Santiago e a 3 mil metros de altitude. No caminho para o Valle Nevado passamos pelas estações de esqui El Colorado (nesse voltamos depois para esquiar) e o parque Farrelones, ótimo para crianças.

Como chegar?

A estrada é linda, muito sinuosa e com neve. Dirigir em uma estrada desconhecida, sinuosa e com neve não é uma das melhores alternativas para quem não tem experiência na combinação neve e carro.   Contratamos um transfer para chegar no local: são muitas as opções de transfer oferecidas em todos os hoteis de Santiago.

 Que roupa eu levo?

É muito frio, mas com roupas apropriadas dá para ficar tranquilo, relaxar e se divertir muito. Nossos casacos do dia-a-dia não são apropriados. Você precisa comprar ou pode alugar roupas apropriadas. Os transfers que vão para o Valle Nevado passam pelo caminho em lojas que alugam roupas e acessórios próprios para neve.

O que eu não devo esquecer de levar?

Touca, luva, óculos e protetor solar. É muita claridade!

Quando neva lá?

A temporada de inverno vai de julho a setembro, tem meses com muita neve, outros com pouca. Não tem como prever exatamente a temporada certa.  Fomos em agosto estava nevando.  É possível acompanhar a situação da neve nesses dois sites:

snow-forecast

Valle Nevado

Quero esquiar, como eu faço?

Caso não tenha, você precisará alugar todo o equipamento de esqui. Se precisar, a estação também oferece aulas. Esquiar não é difícil, difícil é esquiar bem. A primeira coisa que você precisa entender é como frear, fazendo um movimento parecido com um V. Levar uns tombos no inicio é comum, faz parte.

Comida?!!!

O Valle Nevado possuí restaurantes e lanchonetes de diferentes estilos para dar conta dos diversos visitantes do local. Quando fomos, estava todos bem cheios, e o atendimento foi muito bom.

Posso me hospedar lá?

Sim. O Valle Nevado tem 3 hotéis: o Valle Nevado, o Puerta del Sol e Tres Puntas. Além disso também é possível alugar apartamentos.

Como tirar aquela foto?

Aí vai uma dica importante… Muita gente hoje usa celulares máquinas touch screen para tirar fotos. Esses sistemas dificilmente funcionam com luvas. Tirar a luva desesperadamente bater a foto e colocar correndo a luva não é nem um pouco agradável e tem horas que por conta da pressa a foto nem fica legal. Levar alguma máquina com botão é algo interessante.

 

Onde ficar em Santiago? Recomendamos o Apart Urbano Bellas Artes. Bem localizado e com ótima estrutura.

Essa viagem foi feita com a amiga Juliana Amado, do blog Casa de Amados.

Esperamos que esse post ajude você a entender um pouco mais do Valle Nevado. Alguma dúvida? Alguma dica? Comenta aí.

2 comentários em “Valle Nevado – Chile: programando a brincadeira na neve.

  • junho 14, 2017 em 1:51 pm
    Permalink

    Olá! Eu respondi o desafio Wanderlust e indiquei o nas andanças para responde-lo 😉
    Espero que gostem…

    A postagem está no blog Michellândia 😉

Os comentários estão desativados.