Vivencie: Corpus Christi em Paraty

Fala galera, mais um feriadão chegando e para quem ainda não se programou começam as dúvidas do que fazer. Para o próximo feriado, de Corpus Christi, a charmosa Paraty no Estado do Rio de Janeiro é uma ótima opção.

Ok! Não podemos discordar que Paraty é sempre uma ótima ideia, mas o que nos faz sugerir Paraty para o próximo feriadão é a beleza dos tradicionais festejos de Corpus Christi na cidade. 

A expressão Corpus Christ é do latim e significa Corpo de Cristo. A festa teve origem por meio das visões de Cristo que teve a freira Juliana de Cornion, onde Ele apresentou-lhe  o desejo de que o mistério da Eucaristia tivesse uma celebração com destaque. As visões ocorreram  no ano de 1243, em Liège, na Bélgica. Foi o o Papa Urbano IV que em 1264 instituiu a festa para toda a Igreja. Já o inicio da tradicional procissão com a Hóstia consagrada data de 1274, porém foi somente no período barraco que ganhou maiores proporções.

No Brasil a tradição da confecção de tapetes surgiu na cidade de Ouro Preto (uambém uma boa opção para o feriado ). A tradição que se faz presente em muita cidades do Brasil deixa Paraty mais bonita ainda. O casario histórico e aquelas ruas de pedras repletas de tapetes, um mais lindo que o outro. O mais interessante é que quem conhece Paraty sabe como as ruas são tortas e com pedras tortas, logo fazer desenhos ali não é nada fácil, tem que saber lidar com os níveis e oscilações da rua. Não são alguns tapetes, são muitos, pegando praticamente todo o centro histórico.  Isso sem falar do clima que envolve a cidade, a procissão e todos os festejos do dia. É maravilhoso!

 

   

  

 

Os festejos ocorrem na quinta-feira (esse ano dia 15 de junho) e o resto do feriadão dá para curtir as outras atrações dessa cidade. O bom é que esse ano nos dias 16, 17 e 18 de junho vai acontecer lá o Festival do Camarão (na Ilha do Araújo).

Além disso, claro, Paraty tem muito para visitar como o centro histórico, os passeios de barco, as cachoeiras, as praias de Trindade além das muitas que não tem como chegar de carro (Martins Sá, Sono entre outras). Comer no Restaurante do Quilombo é uma opção que não pode ser descartada, comida excelente e tempero inesquecível, confira o nosso post contando tudo aqui. É tanta coisa que estar em Paraty é sempre uma nova descoberta!

  

E você? Que outros locais você recomenda para vivenciar a celebração de Corpus Christi? Comenta aí! Vivencie!